Faça seu Imposto de Renda SIMPLES ou COMPLETO
e fuja do Leão.
IRPF é um imposto federal que incide sobre toda pessoa física que tenha tido um ganho acima de um teto determinado pela Receita. O contribuinte deve informar anualmente os ganhos do ano anterior para apuração e possível restituição.
Uma vez por ano, geralmente entre março e abril, toda Pessoa Física deve enviar suas declarações de rendimento para a Receita Federal avaliar se houve coerência no pagamento dos tributos. Haverá um cálculo para informar se você pagou mais ou menos impostos do que deveria.
Anualmente, o prazo para a declaração do Imposto de Renda geralmente se inicia em março e vai até o final de maio. É importante acompanhar o anúncio oficial do governo para confirmar as datas exatas e evitar atrasos.
Alguns gastos e despesas podem ser abatidos na declaração para diminuir a base de cálculo do imposto. (Despesas Médicas, filhos dependentes, escolas e Prev.Social, Prev. Privada entre outros...).
Simplificada: Essa forma é mais adequada a quem não possui muitas despesas para deduzir. Quem optar por ela, terá um desconto de 20% na renda tributável – limitado a R$ 16.754,34.
Completa: Esse modelo é recomendo para todas as pessoas com gastos dedutíveis mais significativos, como despesas com educação e saúde. Quem opta pela declaração de IR completa pode detalhar todos esses gastos extras e, consequentemente, restituí-los.
Declarações com inconsistência ficam retidas pela Receita Federal, em uma situação conhecida como “malha fina”. Isso acontece geralmente quando é identificado algum tipo de incompatibilidade nos dados quando eles são cruzados pelo Fisco. Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver retida na malha fiscal até a correção das inconsistências
O contribuinte que caiu na malha fina será notificado por Correio pela Receita Federal, ou ele pode acompanhar sua situação pela sua caixa postal no portal da Receita Federal. Para ter acesso ao portal, é preciso criar uma senha de acesso no portal e-Cac, que dá acesso a tudo que envolver a vida fiscal do cidadão.